MACAPARANA FM
Publicidade
Macaparana/PE
Min.
Máx.
O fim da lua de mel entre Toffoli e Fux
29/08/2019

No início, eram sorrisos, encontros frequentes, declarações públicas previamente combinadas. Um ano depois, a relação afável entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli , e seu vice, Luiz Fux , ganhou clima de fim de caso. Os dois quase não se falam hoje. Os encontros são bissextos. A interlocutores, Fux tem reclamado que o colega não o procura mais para falar dos assuntos da Corte. Ao contrário do discurso de setembro do ano passado, quando assumiu o comando do tribunal, Toffoli tem preferido tomar decisões importantes sem ouvir a opinião do vice.

Como acontece em outras relações, Fux foi substituído. Desde abril, quando Toffoli decidiu abrir o polêmico inquérito para investigar fake news e ataques a ministros do tribunal, Toffoli mudou de par. Procurou o ministro Alexandre de Moraes para relatar as investigações e fez dele seu fiel escudeiro. O inquérito foi um marco ainda maior na ruptura entre Toffoli e Fux porque o vice-presidente do tribunal viu com alguma ressalva a abertura das investigações de modo pouco usual, sem que a Procuradoria-Geral da República (PGR) tivesse sido previamente consultada.

Em agosto de 2018, a relação era outra. A um mês de assumir a liderança do STF, Toffoli e Fux foram juntos ao Palácio do Planalto para conversar com o então presidente Michel Temer – ou melhor, para passar o pires. Em troca da concessão do reajuste de 16,38% nos salários de juízes de todo o país, propuseram a extinção do auxílio-moradia. Deu certo. A partir de 2019, o salário dos ministros do STF foi catapultado para R$ 39,3 mil. Era o início de uma parceria promissora.

Toffoli e Fux estão em times opostos nos julgamentos penais. Toffoli é do grupo “garantista”, mais preocupado com os direitos dos réus. Fux vota pela prisão antecipada dos condenados, em nome do combate à impunidade. O grupo de Fux é chamado pejorativamente pelo outro time de “iluministas”, por defenderem um Judiciário mais ativo. Continue reading 

Fonte: Macaparana FM
seleção musical
18:00 as 20:00
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua João Pessoa s/n - Macaparana/PE
Ligue agora
(81) 3639-1313
Horário de atendimento
05:00 AS 22:00 HS